domingo, 14 de março de 2010

A MÚSICA QUE ENCANTA DEPENDE DOS OLHOS?


imagem publicada - foto do grupo de músicos e de Prudence Mabhena, todos negros, que compõem a banda LIYANA, composta somente por pessoas com deficiência no Zimbáue (vejam ou leiam a composição dela abaixo), e hoje podem se tornar um sucesso internacional após premiação do documentário que os apresentou ao mundo.



A MUSICA QUE VEM DA IM-PRUDÊNCIA e da RE-EXISTÊNCIA...

Estes dias me vieram à mente algumas interrogações. Surgiram quando vi uma mulher negra, sentada em um dos cantos, ao fundo do local onde se entregavam os Oscars em Hollywood. Era a mulher cuja foto publiquei, no último texto do blog, em homenagem aos mundos úteros que se multiplicam no feminino. Era PRUDENCE MABHENA.

As perguntas surgiram ao ler sobre a sua vida transformada pelo cinema, com um curta metragem que ganhou o Oscar de melhor documentario de 2010. Este é apenas, o resumo em 32 minutos de uma vida intensa. É o documento de uma música transformando em 'estrelas de cinema' as duras realidades africanas, com um belo trabalho cinematográfico pelo diretor norte-americano, Roger Ross Williams ... Sim, ao ver Prudence eu via o nascer de mais uma estrela brilhante. Só que no meu céu de poesia e arte da re-existência.

Essa mulher nasceu no Zimbáue, um dos países africanos, assim como Dafur, que pagam o duro preço do colonialismo e da rejeição/negação pelo resto do mundo considerado civilizado.Vocês podem refletir sobre isso procurando sobre o recente massacre genocida ocorrido naquele mundo de onde viemos todos. Lá se confirmam as relações entre a pobreza extrema e a máxima exclusão de pessoas com deficiência.

Me veio ao olhar ela sentada na cadeira de rodas, ao fundo, a interrogação se não precisamos de um outro OLHAR, um olhar diferente, quando alguém com artrogripose ganha, mesmo que indiretamente, um prêmio cinematográfico, mas continua no fundo do auditório do mundo?

Pensei com os meus botões, que não são poucos, por qual dos estigmas/estereótipos a deixaram lá trás, no fundo? Foi por sua condição física e existência em uma cadeira de rodas? Pela inacessibilidade do palco? Por sua condição de africana, o que é risível? Ou seja a noite não era do cinema dos negros? Já haviam premiado a Mo'Nique, que provou ser muito mais que uma simples comediante? Já não bastava a visível e inevitável presença de 'Precious' Gabourey diante das câmeras e no tapete vermelho? e se as duas "subissem'" até o palco, Prudence e Sidibe?

E, se: the winner is... two black women, duas mulheres negras de uma só vez com a estatueta na mão? Uma "excessivamente gorda" e outra "excessivamente deficiente"? E quem foi receber a estatueta do Music by Prudence também era um negro, porém era o diretor de cinema que a Academia devia e deve estimular, como uma cota? Esse era o ano de premiar o feminino e sua diferenciada posição na Academia de Cinema? Esta academia precisa sempre de um prêmio dirigido às questões de pessoas com deficiência, como já o fez com King Gimp?

Não, não era nada disso... talvez? Quem sabe, apenas tenha sido porque, mesmo cotado, o documentário Music by Prudence, dependia dos bastidores da chamada Academia de Cinema. E sempre há outros concorrentes de peso, com outras mensagens de interesse politico ou ideológico. Ganha quem a academia decida ser o melhor para o cinema enquanto indústria. O cinema entrenimento e não necessáriamente o cinema que, como dizia Edgar Morin, possa gerar reflexão e mudanças através de um diálogo reflexivo. Afinal somos os espectadores que sonham e que desejamos sonhar. Em alguns filmes com outra realidade possível.

Music by Prudence é a própria afirmação de uma música/revelação que vem da Im-Prudência. É um relato curto e simples de uma complexa e rica vida. É a vida de uma negra africana que 'sofre de artrogripose', que nasce em um país onde os "que exibem defeitos" fisicos são excluídos por questões fundadas na crendice e na ignorância.

Eles ou ela são malignos de nascença. Além disso foi muito maltrada, chegando a ser deixada e jogada ao chão pela madrastra, no meio de sua própria urina, até ser resgatada para uma entidade, a KG6. Nesse espaço, uma escola e centro para crianças com deficiência física ela ira provar que há uma resposta para a minha indagação, ligada a texto que já publiquei no blog, em 12 de fevereiro: a Musica que educa depende dos olhos?

Afirmo, ao conhecer a história de vida de Prudence, que a Música que Educa e Encanta não depende só dos olhos ou dos ouvidos. Compreendi que teremos ainda de nos despojar de muitos preconceitos que se constroem com os nossos próprios olhos ditos videntes. Eu vi e revi a Prudence no fundo do auditório. Mas ainda não via a Prudence e sua resiliência. Ela sobreviveu até à idéia de se suicidar, duplamente. Primeiro se matando e depois matando, dentro de si, a música que aprendera a cantar com sua avó materna.

Você(s) precisam de outros olhos para se encantar(em) com a Música? Então fechem os olhos prudentes e abram outros sentidos para a escuta amorosa desses Outros que nos surpreendem com suas músicas. Primeiramente lhes apresento uma mulher, como continuidade do que já estive dizendo sobre ela e sobre mulheres com deficiência. Escrevo-lhe(s) avisando que esta Música vem da Im-Prudência ou melhor daquela que soube resistir, re-existir e se implicar com outros sujeitos, em busca de uma outra cartografia para sua existência. E isso é contagiante.

O que acontece se juntarmos um grupo de músicos e compositores? Mas, como aconteceu, se todos forem pessoas com suas funcionalidades e habilidades corporais prejudicadas? Podemos, provando a capacidade de superação, quando as oportunidades são equiparadas, ter aí uma orquestra, um conjunto musical ou então uma BANDA? É isso que Prudence Mahbena conseguiu ao reunir os seguintes músicos:

Prudence Mabhena - Cantora e Compositora (é uma pessoa com artrogripose)

Tapiwa Nyengera - Backing vocal e teclados (vive com espinha bífida)

Energy Maburutse - toca marimba e faz parte do backing vocal (tem osteogenesis imperfecta , conhecida com síndrome dos ossos frágeis) 

Honest Mupatse - toca marimba e percussão( tem hemofilia)

Marvelous Mbulo - backing vocal (tem distrofia muscular) 

Vusani Vuma - toca baixo e marimba (é surdo)

Goodwell Nzou - toca tambores tradicionais e faz backing vocal (tem uma amputação de membro inferior- perna)

Farai Mabhande - tecladista principal (é uma pessoa com artrogripose)


QUEM IMAGINA QUE ESTOU FAZENDO PROPAGANDA DE PRUDENCE NÃO ESTÁ ERRADO. ACERTOU. ELA MERECE UM EXCELENTE TRABALHO DE DIFUSÃO DE SUA ARTE E DE SEU TRABALHO COMO COMPOSITORA, ARTISTA E BAND LEADER; POR ISSO OS CONVIDO A AGUARDAR O DOCUMENTÁRIO, MAS ANTES OUÇAM AO MENOS UM PEDACINHO DE SUA MÚSICA IMPRUDENTE E CONTAGIANTE NO SITE: WWW.MUSICBYPRUDENCE.COM

E, se quiserem conhecer o que já antecedeu a Prudence no universo musical da mama Africa escutem e se deliciem com o som de SALIF KEITA, um músico e cantor de MALI, que já é respeitado e tem alguns Cds à venda no Brasil.

Em tempo, Salif Keita é albino e faz um belo trabalho para ajudar o SOS ALBINO. Ele também passou pelas agruras de ser rejeitado, pelo albinismo, como alguém que tinha poderes malignos. Talvez tão malignos que sua música e arte hoje são divulgados no mundo todo.
Ouçam a chamada voz dourada da África: http://www.lastfm.pt/music/Salif+Keita ...


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Music_by_Prudence
http://www.musicbyprudence.com/characters/


HOMENAGEANDO, TAMBÉM, NOSSOS MÚSICOS E COMPOSITORES COM DEFICIÊNCIA LEMBRO, mais uma vez, O LANÇAMENTO DO CD "TODOS SABEM" de João Tomé que é interativo com partituras em PDF e em BRAILLE, com músicas de 1940 a 1966 (composições produzidas em Brasília).

João Tomé (1920 - 1971) foi um excepcional músico, autodidata que ao longo de sua vida sonhou em divulgar suas obras. Conforme afirma o jornalista Silvestre Gorgulho: " João Tomé nasceu cego. Não se entregou. Manteve firme a vontade de aprender, foi multiinstrumentista e compositor de mais de 800 músicas. Deu ao Brasil um presente fantástico: pioneiro na Rádio Nacional e Escola de Música de Brasília. Morreu aos 51 anos e deixou uma herança para toda a humanidade."

Para esse jornalista, e concordo, nos tornamos sem a capacidade de ver para além do olhar quando deixamos de ousar....

PRUDENCE, SALIF E TOMÉ demonstram que há seres humanos que não são fáceis de convencer e demover de suas im-prudências. Seriam os sujeitos que para além de suas deficiências, entendidas como limites e/ou limitações vitais, NÃO as tornam em si mesmas um impedimento ou barreira para a ARTE e sua generosidade.

INFOATIVO DEFNET 4364 - ANO 14 - Março de 2010

Informações sobre o CD TODOS SABEM
http://www.samba-choro.com.br/noticias/arquivo/23813

copyright jorgemarciopereiradeandrade 2010-2011 ( favor citar as fontes em multiplicação e difusão livre desta matéria e das informações nela contidas)

13 comentários:

  1. Jorge,

    Fiquei emocionada com a história de Prudence e a banda Liyana! Com força, garra e determinação, eles conseguiram dar a volta por cima e derrubaram o preconceito, quando receberam o Oscar de melhor documentário de 2010. É simplesmente fascinante!
    Já tornei-me fã de Prudence no facebook.(rss)

    Mais uma vez parabéns pelo belíssimo texto, Jorge! Estou aprendendo muito por aqui.

    Vou recomendar esse texto ao leitores do Deficiente Ciente, ok?

    Abraços e uma ótima semana para você!
    Vera

    ResponderExcluir
  2. Querida VERA
    Obrigado por se tornar mais uma fã de PRUDENCE e sua Banda Lyiana, pois realmente eles são uma prova inquestionável daquilo que lutamos há muito tempo: pessoas com deficiência são apenas seres humanos que por séculos foram discriminados ou falsamente medicalizados (sendo objeto inclusive de experiências médicas e pseudo científicas) e, quando podem e tem a chance de se equipararem ao resto da humanidade, nos dão um SHOW...de vida, de persitência, paciência, afeto e generosidade, inclusive para com os que não foram tolerantes com eles... UM DOCEABRAÇO
    jorgemarcio

    ResponderExcluir
  3. Caro Jorge,
    A História de Prudence nos remete aos quatro cantos do Brasil, onde muitos e muitas PRUDENCES DA PATRIA AMADA BRASIL SÃO VÍTIMAS DA INDIFERENÇA , DO DESCASO,DO ABANDONO, da inacessibilidade AMPLA, GERAL E IRRESTRITA. Quantos talentos temos no Brasil: CANTORES, COMPOSITORES, ARTISTAS PLÁSTICOS,ATORES,GRUPOS DE DANÇA SOBRE RODAS? QUEM CONHECE, QUEM VIU, EM QUE PALCOS ? QUE TELAS, TELINHAS ESTÃO?QUE EMPRESA ESTATAL PATROCINOU??? TEMOS A TEIA 2010(MinC), quantos artistas com deficiencia foram selecionados dos 80 grupos da mostra artistica?
    A diferença entre nós, tupiniquins, é que NAO FOI FEITO UM CURTA METRAGEM QUE GANHOU O OSCAR. PONTO PARA PRUDENCE. E NAO FOI À TOA QUE FICOU NO FUNDO DO TEATRO. ESTAVA ALI, MAS INCOMODAVA TANTO AOS OLHOS DO PODER, QUE FICAVA BEM PROXIMO À PORTA DE SAÍDA. INFELIZMENTE, NO OSCAR , OU NO COTIDIANO BRASILEIRO, A PESSOA COM DEFICIENCIA AINDA INCOMODA AOS OLHOS DOS DITOS NORMAIS.POR UMA VIDA SEM BARREIRAS. GRANDE ABRAÇO. MESSIAS CORDEIRO.

    ResponderExcluir
  4. CARO AMIGO M. Juan e sempre defensor das idéias de ALBERTINA BRASIL... espero que possamos continuar na luta pela visibilização de todos os artistas com deficiencia, daqui, dalí e do mundo todo... pois um dia nosso esforço poderá abrir algumas brechas e os palcos, os cenários e os espaços onde a ARTE E A CULTURA CONSPIRAM E TRANSPIRAM serão invadidos definitivamente por aqueles que ficaram um tempo na última fileira, ou atrás dela... obrigado e veja o resultado de um pouco de minhas idéias surgindo com o PREMIO DO MINC - NADA SOBRE NÓS.. SEM NÓS- LEMA DO Movimento Vida Independente... um abraço carinhoso JORGE

    ResponderExcluir
  5. Jorge, também serei uma propagandista de PRUDENCE, SALIF E TOMÉ. Começo com quem quiser ouvir trechos das músicas de João Tomé e adquirir os CDs. http://intervox.nce.ufrj.br/musibraille
    PATRONO DO SITE. Grande beijo de luz pra vc amigo.... a vida não é só isso que se vê....

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADO DOLORES
    O seu sobrenome já indica a sua implicação com a música e arte, vem desde seu pai, a quem devemos realmente homenagear...como a qualquer artista que deixe um legado para a humanidade, e isso ele comprova no último cd. Seja uma difusora da Prudence, Keita e de todos outros que fazem e fizeram da música um caminho para sua não-exclusão no Mundo...um doce abraço JORGE

    ResponderExcluir
  7. Jorge, fiquei muito contente com o texto sobre a artista com artrogripose. Meu amigo tenho difundido e pesquisado sobre a artrogripose no Brasil, ainda uma deficiência desconhecida no Brasil. Obrigada por me ajudar a difundir as potencialidades das pessoas com artrogripose. Sendo uma deficiência que gera várias deformidades no corpo.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Querida ISIS ainda precisamos de muitas difusões sobre Artrogripose, mas mais ainda sobre pessoas como você que já utilizam a dança para romper as barreiras atitudinais que ainda cerceam as pessoas com deficiência. Mande novamente material sobre encontro acerca da Artrogripose para que possa difundir no InfoAtivo DefNet. Um abraço carinhoso JORGE

    ResponderExcluir
  9. oi, Jorge
    Não estou mais dançando!!!! Meu tempo se tornou muito curto. Estou trabalhando o dia todo como professora de educação especial em Paulínia com a inclusão das crianças com deficiência na estimulação precoce. Comecei a jogar rugbi em cadeira de rodas aos sábados também. Pode deixar que enviarei o material novamente com legenda, ou seja uma pequena descrição das fotos. um abraço

    ResponderExcluir
  10. Jorge eu me esqueci de contar que sou uma das finalistas do prêmio sentidos de 2009, na categoria gente como a gente.
    Dee uma olhadinha www.sentidos.com.br
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Jorge Marcio.
    Desculpe.
    Meu comentario nao se refere a reportagem.
    Sou a Marisa Do Cristovao Fuhrich.
    Te procuramos por muito tempo,mas agora te achei via orkut.
    Bjus animais.

    ResponderExcluir
  12. luiza silva oliveira4 de maio de 2010 às 14:11

    deficiente é a paralização total do indivíduo, é quem não consegue realizar nada. Quantos indivíduos que possuem todos seus órgãos "plenos", mas estão deficientes, paralizados, entorpecidos em suas mentes e não conseguem caminhar. Sua potênci está inutilizada, pela apatia, desmotivação e desnutrição emocional.Considero essas pessoas eficientes e não deficientes, precisaríamos inverter essa linguagem, revolucioná-la, esses indivíduos considerados "deficientes" socialmente, fisicamente, são brilhos, pérolas num oceano cheio de marasmo, são seres iluminados pela sua essencia de luz, pelas suas sensibilidades ímpares, o que torna o ser deficiente é a sua não criação. E esses seres são pura criação, comoção, brilho eterno nessa imensidão. (Luiza Silva Oliveira 4 de maio de 2010.

    ResponderExcluir
  13. Música para ouvir..sentir..pegar. salvar. Amar. Libertar.
    A música não tem deficiência. A música torna todos os seres únicos e eficientes.
    É um prazer inigualável ver deformações. .deformidades esquecidas... imaginem, dores esquecidas na horas de produzirem suas canções.
    Eu adorei essa linda e emocionante história. Perfeita.
    Parabéns. Deficiente são aqueles que se prendem aos preconceitos e mazelas do não pode isso..vc não pode aquilo. Adorei. Um exemplo. Mais um diante de tantos exemplos lindos de um povo e de irmãos tão queridos. Mais um exemplo a ser dado.

    ResponderExcluir